Sistema de Avaliação

POR Portal 01/08/2011

Sistema de Avaliação

Avaliação do Rendimento Escolar

 

1.  Mensuração Avaliativa:

1.1.  Cada avaliação, de qualquer disciplina, concretizar-se-á quanto ao resultado, em números inteiros (em escala de 0 a 4).

1.2.  O professor determinará a forma e a quantidade de avaliações.

 

2.  Nota Bimestral:

 

2.1.  Resultará da soma de todas as avaliações do bimestre em curso.

 

3. Sistema de Aprovação

A promoção do estudante do ensino fundamental e médio dar-se-á ao final do ano letivo, quando o estudante obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina e frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

A média anual é calculada pelo processo de média aritmética, tomando-se como base as notas correspondentes as quatro unidades letivas.

O estudante que ao final do ano letivo, não obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina são assegurados estudos de recuperação.

 

4.  Recuperação:

Após estudos de recuperação é aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) resultante da integração da média anual e a nota de recuperação final dividido por 2,0 (dois).

 

A Progressão nos anos

Ocorre nos cursos estruturados em anos, podendo se regular, diante da classificação do aluno por promoção, desde que tenha cursado com aproveitamento considerado suficiente em todos os critérios de avaliação propostos em cada componente curricular,
indicando os estudos concluídos com êxito, na fase anterior, na própria unidade.

 

A conclusão de curso ocorre:

•     Na Educação Infantil, independente dos resultados alcançados na avaliação do ensino e da aprendizagem.

•     Nos Ensinos Fundamental e Médio, quando o aluno obtiver a classificação por promoção ao final do último ano cursado.

 

5. Faltas:

5.1.  O aluno que faltar mais de 25% do total de aulas de uma disciplina, estará retido.

5.2. O pai/responsável legal pelo aluno com menos de 18 anos será responsabilizado criminalmente pela reprovação por excesso de faltas.

 

 

 

 

A frequência

Exigida para promoção é de, no mínimo, setenta e cinco por cento sobre total de horas letivas do período nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental e em cada componente curricular nos quatro anos finais do Ensino Fundamental e nos demais cursos.

 

O registro da frequência

Ocorre no início das atividades do dia, nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e das aulas, nos quatro anos finais do Ensino Fundamental e nos demais cursos; não há abono ou justificativa de ausências, exceto com atestado médico.