Proposta Pedagógica

POR Portal 01/08/2011

Proposta pedagógica

Filosofia, Missão e Visão

 

Filosofia
Cristã de Educação

 

A Filosofia Cristã de Educação é fundamentada nas seguintes crenças:

1. Deus o Criador é a realidade última do universo. Por isso, conhecê-lo e compreender Sua vontade é de crucial importância desde cedo na vida;

2. O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e judiciosa combinação do material com o espiritual, um ser racional destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se relacionar com Seu Criador e bem conviver com seus semelhantes;

3. Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso, estabelecer ligação com Deus na forma e no tempo devido deve ser o grande objetivo da vida;

4. Criado o homem, com potenciais a desenvolver através da Educação Cristã – a obra que permite seu harmonioso desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não desenvolver plena e harmoniosamente seus potenciais. Em outras palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação, excelência é o mínimo desejável;

5. Na vida humana, as ações e atividades dos primeiros anos são de crucial importância para o seu posterior desenvolvimento. Assim, é sobre a boa educação e a felicidade do educando que se constrói o futuro bem-estar e o destino do homem;

6. Deus o Criador é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao homem mediante a Bíblia Sagrada, com Jesus Cristo, a natureza – seu segundo livro, e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas. Pelas crenças acima mencionadas, no
Sistema Educacional Adventista, as ações e as atividades que promovem o harmonioso desenvolvimento do educando; o currículo educacional ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas de revelação de Deus, promovendo uma educação integral.

O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no grande padrão de comportamento ético do homem, e na fonte

das diretrizes para a formação do caráter, e para o desenvolvimento do censo estético.

Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha e assim sujeito a decrepitude, cabe à Educação Cristã o supremo ideal de levar o homem a reaproximar-se do Seu Criador.

Visão

Ser um sistema educacional reconhecido pela excelência, fundamentada em princípios ético-cristãos, com ampla participação no setor educacional.

Missão

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos educandos, nos aspectos físicos, intelectuais,
sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes e úteis à comunidade, à pátria e a Deus.

OBJETIVOS, METODOLOGIA E PRINCÍPIOS

OBJETIVOS

 A Educação Adventista compreende o processo educativo para além de um certo curso de estudos. "Significa mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo e todo o período da existência possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. Prepara o estudante para o gozo do serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro". (White, 1996 a:13) Partindo do pressuposto de que o ser humano necessita ser restaurado ao seu estado original de perfeição, a Educação Adventista se propõe a alcançar os seguintes objetivos:

• Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.

• Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta.

• Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus.

• Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem comum, tendo como ferramenta as diferentes fontes de informação e recurso tecnológicos.

• Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem.

• Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo.

• Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço a Deus e à comunidade.

• Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos.

• Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentimento de aceitação de segurança.                             

• Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo.

 

CURRÍCULO

 

Partindo-se do princípio que o currículo é o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa ou níveis do ensino fundamental e  médio, de acordo com os objetivos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele concretiza-se a partir da "proposta pedagógica" de cada escola, com os componentes ou conteúdo programáticos indicados em uma matriz curricular.

As aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos têm como referência as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais. Esse conjunto de aprendizagens denomina-se "Componentes Curriculares", constituídas
por disciplinas ou conteúdos programáticos que integram o Currículo do ensino fundamental e médio.

O ensino médio deve atender a formação geral e poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. O Sistema Educacional Adventista entende como currículo o conjunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos conteúdos, os
pressupostos para a atuação e procedimento do grupo docente e discente, as práticas pedagógicas, crença; conhecimentos e valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.

O currículo das Escolas Adventistas é integrado a uma perspectiva Bíblica, sendo que sua cosmovisão provê um fundamento e um contexto para todo conhecimento humano; sendo a base permeável de todas as ações pedagógicas e educacionais. Os currículos formal e informal cooperam para que os estudantes alcancem seu máximo potencial no desenvolvimento espiritual, mental, físico, social e vocacional. O verdadeiro conhecimento de tais capacidades inclui elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos e espirituais. A aquisição do verdadeiro conhecimento leva a uma compreensão integral, que se
manifesta em decisões e escolhas sábias de conduta e de vida.

 

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

 

O Sistema Educacional Adventista elegeu princípios metodológicos compatíveis com as tendências atuais de educação e que legitimam a visão integralizadora da educação cristã praticada nesta Instituição.

Ao eleger tais princípios, não estabelece uma relação categoricamente fechada ou hierarquicamente organizada.

Essa relação pode ser ampliada por novas ideias que atendam às necessidades da natureza e especificidade dos cursos oferecidos, da faixa etária dos discentes e do respeito às diferenças individuais, sem perder de vista os referenciais teóricos.

Entende-se que os princípios metodológicos promovem a integração dos objetivos propostos e o processo de ensino-aprendizagem propriamente, a fim de que o compromisso com a ação educativa se concretize.

 

1. Ação-Reflexão-Ação

Levando em conta a dimensão prática que deve existir nos cursos de graduação e a necessidade da construção da autonomia intelectual dos estudantes, esse princípio enfatiza que todo fazer implica uma reflexão e toda reflexão implica um fazer (ainda que este não se materialize). O aluno deve saber fazer e compreender o que faz através de procedimentos de observação, reflexão e registro destas observações com oportunidade de discutir sobre a prática à luz da teoria e vice-versa.

 

2. Aprendizagem Significativa

Ao privilegiar atividades que levem em conta as experiências prévias dos alunos e estabelece relações entre o conhecimento e situações da realidade prática, os professores ancorarão o novo conteúdo a estruturas de aprendizagem significativa. Através da contextualização dos conteúdos, relacionados a experiências do cotidiano, esse princípio também promoverá o relacionamento entre teoria e prática.

O trabalho pedagógico deverá caracterizar-se pelo envolvimento dos estudantes em pesquisas e atividades de investigação, buscando nas vivências dos indivíduos, no seu contexto socioeconômico cultural, um caminho para educar, considerando-o
como um ser que age e interage com o meio.

 

3. Resolução de Situações
– Problema

 O processo de ensino-aprendizagem baseado em situações-problema  está organizado em torno da superação de um obstáculo que oferece resistência e leva o aluno a investir conhecimento anterior, bem como suas representações, de maneira que tudo isso o conduza à elaboração de novas ideias.

Nas estratégias centradas nas situações-problema, o aluno é instado a participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir novas competências. Tem direito a ensaios e erros e convidado a expor suas dúvidas, a explicar seu raciocínio, a tomar consciência de suas maneiras de aprender, de memorizar e de comunicar.Com esse princípio em ação, espera-se que o aluno torne-se um prático-reflexivo.

 

4. Relação Teoria-Prática

Devem-se privilegiar estratégias de integração teoria-prática, utilizando procedimentos de reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, através do estímulo constante do raciocínio, seja para questões individuais ou coletivas. Tendo em vista as competências que articularão a formação profissional garantida pela graduação, há necessidade de relacionar constantemente a teoria à prática, sem que haja prevalência entre ambas, mas favorecendo a articulação natural entre as duas dimensões.

 

5. Cooperação

Contrapondo a tendência individualista e competitiva da sociedade pós-moderna, as atividades coletivas em situações de ensino aprendizagem fortalecem a interação entre os pares, estimulando a colaboração e a participação ativa.

A associação entre os alunos para desenvolverem atividades de pesquisa, discussões de temas, construção de projetos; a de aprender através de empreendimentos é mais acentuada - Êxito que a intervenção isolada do professor muitas vezes não alcança.

 

6. Autonomia

Dando ênfase a atividades que valorizem a atuação do aluno, levando em conta suas experiências pessoais, seus conhecimentos prévios, e sua capacidade de tomar decisões e fazer escolhas; a autonomia é construída e promovido o crescimento do indivíduo bem como da coletividade.

Através da elaboração de projetos pessoais, desenvolve-se o pensamento autônomo, indispensável para o domínio das competências necessárias para o exercício davida profissional e da inserção social.

A capacidade de pensar por si mesmos, sem serem conduzidos ou dirigidos por outros, e o autocontrole, ao invés do controle externo, são essenciais para o desenvolvimento intelectual e moral, objetivos primordiais da educação cristã.

 

7. Interdisciplinaridade

A necessidade de um trabalho pedagógico integrado em que não haja compartimentalização dos conhecimentos, com uma evidente hierarquização de conteúdos e disciplinas, é um fator indispensável para que os discentes construam significados em sua aprendizagem.

A interdisciplinaridade é o modo de superar fragmentação do ensino e exige uma interação entre os docentes, num esforço conjunto de integralizar as diversas áreas do conhecimento. Dessa  forma,   os  discentes  são  levados a compreender a articulação dos saberes.

A perspectiva interdisciplinar permite o exercício permanente de aprofundamento dos conhecimentos ao se indagar a relevante pertinência de tais conhecimentos para compreender, planejar, executar e avaliar situações de ensino e aprendizagem.

 

8. Integração entre o Crer X Ser X Fazer

O ensino se torna eficaz na medida em que o docente é capaz de estabelecer a integração entre o conteúdo e os valores por ele defendidos e vividos, tornando o aprender significativo e útil para a vida. Deve o docente falar daquilo que conhece,
daquilo que sente e daquilo que vive.

A coerência entre o que crê e faz, o habilitará a ser uma influência como modelo no estilo de vida e competência profissional, conforme preconizado pela Filosofia Cristã de Educação.

Cada docente deve buscar sistematicamente, em seu campo de conhecimento, estabelecer essa relação entre o crer, o ser e o fazer, e promover a integração de forma intencional, bem como estimular seus alunos o fazerem.

 

 PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

A organização curricular

Está em sintonia com os fins e objetivos da Entidade Mantenedora, das unidades e os objetivos de cada curso e ano, e as diretrizes curriculares instituídas através da legislação vigente e específica.

 

O ensino religioso

É considerado como componente curricular integrante da formação global do educando, sendo incluído na parte diversificada e de frequência obrigatória para todos os alunos, em todos os cursos e em todos os anos, independente do credo ou convicção religiosa do aluno.

 

As aulas

 São ministradas em salas próprias, distribuídas por ano, por disciplinas, ambientes especiais ou pela combinação de ambas. É dada ênfase às programações de atividades participativas dos alunos, divididas em diversificadas, coletivas,
individuais e independentes.